terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O meu primeiro livro…

O meu gosto pela leitura remonta aos meus seis ou sete anos, logo que aprendi a ler. Para mim, as palavras tinham magia e conseguir aprender palavras novas era uma imensa alegria.

Comecei por ler livros infantis, entre os quais destaco os livros da “Anita”. Com eles, aprendi muito sobre realidades que na minha aldeia não existiam e de que não se falavam.

Na minha adolescência, comecei a devorar livros de aventuras, com a leitura integral da coleção “Os cinco” e “Os sete”. Primeiro, com livros emprestados pelo meu primo e depois já adquiridos e oferecidos para a minha biblioteca pessoal. Quando começava a ler um dos livros, não conseguia parar até acabar a aventura. Às vezes, isso resultava em ralhetes da minha mãe por me fechar nalgum sítio para ler e, assim, não fazer mais nada!

Mas houve um livro que me marcou muito pela positiva.  Tratava--se de um livro de Odette de Saint-Maurice, chamado “A vizinha do andar de cima”. Era uma história de uma jovem e do seu crescimento. Recordo que a personagem principal se chamava Ana e, nessa altura, eu decidi que me queria chamar Ana. Não consegui convencer ninguém, mas, pelo menos, apliquei na minha vida as atitudes da personagem. Recordo-me ainda de algumas descrições e situações que Ana viveu. Era tão impressionante para mim que até queria usar roupas como as descritas no livro! 
                                    Ao longo da minha vida continuei a ler muito, umas vezes por obrigação e muitas por puro prazer.


Irmã Helena Oliveira, Diretora do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes








Sem comentários:

Enviar um comentário